VISÃO GERAL

O programa de Educação Executiva Avançada tem como público-alvo agentes públicos de nível sênior, executivos e gerentes de projeto que operam no segmento global de infraestrutura de capital intensivo. A proposta é de um treinamento avançado para desenvolver habilidades de liderança e governança em Megaprojetos. O foco será proporcionar conhecimentos aprofundados do ciclo de vida de projetos novos de infraestrutura de capital intensivo, governança baseada em projetos, estratégias de licitação e contratação, gestão de riscos, gestão de partes interessadas e comunicação estratégica. Os participantes terão contato com as melhores práticas e com os conceitos mais avançados e inovadores construídos a partir de conhecimentos científicos de gestão e organização, negociação e ciência política. Por meio da combinação de estudos de caso, entrevistas com líderes de projetos e exercícios práticos, esse curso proporcionará a ferramentas e estruturas cognitivas essenciais para aprimorar as capacidades intuitivas e analíticas dos participantes de modo a prepara-los para exercer a liderança no setor global da infraestrutura.

O curso se destina principalmente a profissionais com, ao menos, 10 anos de prática no setor global de infraestrutura que aspiram alcançar posições de alta liderança tanto no setor privado quanto no setor público. O curso abordará desafios de gestão enfrentados por líderes sêniores (também denominados gerentes ou diretores de projeto) acostumados a reportar diretamente aos Conselhos de Administração responsáveis pelas decisões dos projetos e a liderar gestores e projeto e de programas. Também serão discutidos desafios de gestão da perspectiva dos membros dos Conselhos, inclusive representantes dos patrocinadores, líderes, advogados, reguladores, oficiais de governo e executivos.

O curso aplicará estudos de caso exclusivos e entrevistas em vídeo de Megaprojetos contemporâneos realizadas ao redor do mundo financiados tanto por governos, pela iniciativa privada e pelos bancos e entidades multilaterais com destaque para: o Parque Olímpico de Londres de 2012 (9 bilhões de libras), o projeto do Metrô Leste-Oeste de alta frequência e alta capacidade de Londres (15 bilhões de libras), a malha ferroviária de alta velocidade do Reino Unido (55 bilhões de libras); o Terminal 2 do Aeroporto de Heathrow (2,4 bilhões de libras), o projeto Quadrilátero Dourado na Índia financiado pelos governos indiano e japonês e pelo Banco Mundial (16 bilhões de dólares), a Copa do Qatar em 2022, a Rodovia Expressa Entebbe-Kampala financiada pelo governo de Uganda e pelo Banco de Exportações Chinês – CCCC (1,5 bilhão de dólares) e a Linha Azul de Metrô financiada pelo governo da Nigéria e pela Companhia Chinesa de Engenharia Civil e Construção – CCECC.

*O curso será ministrado em português.

Rua Gomes de Carvalho, 1510 – 9º andar
04547-005 – Vila Olímpia – São Paulo
Telefone: +55 11 3058-7803